BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Redes Sociais: Agora, os consumidores é que dominam!

Luana Pimentel

Orkut, Facebook, Youtube, blog e Twitter são alguns exemplos de redes sociais existentes que, ainda possuem um campo pouco explorado. Isso porque elas caracterizam um fenômeno novo e porque existem poucos profissionais capacitados no mundo que consigam aceitar o poder que esse novo espaço pode proporcionar. Nós, seres humanos, sempre fomos sociáveis, mas, só com a criação dessas mídias, as relações sociais puderam ser potencializadas.

Para ficar mais fácil de compreender, vamos dividir a história das relações sociais em dois momentos: antes e depois da internet. Como um empresário poderia chegar aos consumidores antes do advento da web? Por meio de uma estrutura cara de investimento em publicidade. Agora, com a internet e, consequentemente, com o surgimento das mídias sociais, o dono da empresa pode saber tudo o que está sendo dito sobre seus produtos. Mais que isso, ele pode se relacionar diretamente com o consumidor.

Por ser um campo cheio de novidades, existem poucos profissionais que desenvolvem trabalhos com elas. Aqui no Brasil, a Bites é uma delas. Localizada em São Paulo, a empresa tem como objetivo desenvolver estratégias planejadas de Web 2.0. Eles realizam um monitoramento desses espaços virtuais com finalidade de coletar tudo o que é divulgado sobre os clientes. De acordo com o que encontram, traçam metas e soluções para que as empresas possam se relacionar com os consumidores.

Com o surgimento da web e das mídias sociais, a relação do consumidor com o empresário não só estreitou como alterou a relação de poder antes existente. Tomando como exemplo casos de consumidores que reclamaram de determinados produtos em mídias sociais e que provocaram uma repercussão negativa, pode-se ver que o consumidor está se tornando mais poderoso. O caso do cantor norte-mericano, David Carroll, que teve sua guitarra quebrada em voo da "United Airlines" pode ser uilizado como exemplo.Após recorrer à empresa aérea e não receber explicações sobre o ocorrido, Carroll mobilizou amigos para construir uma série de vídeos sobre o incidente, que foram divulgdos no youtube. O filme (“United Breaks Guitars”) teve uma repercussão rápida na internet (hoje, possui 5,971,158 exibições) e o dano causado à empresa foi significativo e irreparável, visto que, de agora em diante, a United passará a ser conhecida como a empresa que quebra guitarras.















O sucesso das Redes Sociais se deve o fato de que público requer um espaço onde possa se comunicar sem que a ferrmenta tome o tempo dele. O consultor da Bites e do Ibope, Marcelo Coutinho, afirmou que “a mídia social precisa ser utilizada como ferramenta para economizar tempo das pessoas”. Para exemplificar, Marcelo utilizou como exemplo um site desenvolvido pela empresa aérea "Lufthansa", no qual o usuário pode acessar seus perfis virtuais ao mesmo tempo em que fazem as reservas dos voos. Isso implica dizer que, ao mesmo tempo em que o internauta pode cessar o perfil do orkut, pode conferir a reserva do voo. O recurso também trouxe benefícios para a empresa que, caso tivesse algum cancelamento ou atraso de voo, comunicaria em tempo real.

0 comentários: