Artur Sampaio
Tecnologia, modernização, agilidade e segurança. O Grande Recife Consórcio de Transportes anunciava, há cerca de um ano, o novo modelo de bilhetagem eletrônica que mudaria a vida dos pernambucanos. O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) mostra um sucesso gradativo e representa até hoje um avanço inédito no setor. Atualmente, são mais de 750 mil cartões em circulação. A idéia é para facilitar a vida dos usuários de transporte coletivo.
Os novos cartões eletrônicos utilizam a tecnologia contactless, pagamento por aproximação, que economiza até 30% do tempo na hora de efetuar o pagamento. “O usuário mantém total controle sobre o bilhete, facilitando muito a vida de quem o utiliza e de quem está monitorando o sistema”, afirma o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dílson Peixoto.
Os reflexos dos benefícios começaram a ser sentidos pelos usuários, com maior intensidade, desde o último dia 1o de junho. Um dos grandes benefícios do VEM é o carregamento embarcado, onde a pessoa pode inserir créditos no cartão eletrônico dentro do próprio ônibus, após o pagamento do boleto bancário.
Esse fator é o que mais vai favorecer os estudantes usuários do serviço, pois, até então, só havia dois postos de recarga do cartão em toda a região, ambos no Recife. “Após o surgimento do VEM, minha vida melhorou muito. Era sempre uma dor de cabeça ter que me deslocar a um dos postos para efetuar a recarga.”, conta a estudante de jornalismo Juliana Almeida, que já chegou a participar de uma comunidade virtual em homenagem ao serviço.
Para gerar o documento de arrecadação, a pessoa deverá se cadastrar pelo site www.vemgranderecife.com.br. Será cobrado o valor de R$ 1 por recarga, conforme os custos operacionais da Caixa Econômica. Após todo o processo de pagamento, o cartão terá um prazo de até 24h para a transferência dos créditos.
O VEM é dividido em seis modalidades diferentes de usuários dentro da Região Metropolitana do Recife (RMR): trabalhador, estudante, infantil, comum, especial e idoso, estando em plena operação no momento apenas as três primeiras.
O Infantil é a categoria mais recente a ser aplicada, em outubro deste ano. A novidade é otimista, pois evitam constrangimentos às crianças ao passarem por debaixo das catracas dos ônibus, evitando possíveis acidentes e infecções ao ter contato com o chão do veículo.
A substituição do Vale Transporte Eletrônico pelo VEM Trabalhador representa um avanço significativo para 450 mil trabalhadores de 20 mil empresas da Região Metropolitana. “E estes números só tendem a aumentar no futuro”, diz Peixoto, contente.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Grande Recife Consórcio de Transportes comemora sucesso do VEM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo F5
-
▼
2009
(13)
-
▼
novembro
(13)
- Inclusão Social: o bem da tecnologia
- Ocas hi-tech, aldeias globais...
- De vídeo para o futuro...
- DST e internet: dá certo
- Você não está sozinho...
- Jogo da Semana no F5
- Unicap lança curso tecnológico em Jogos Digitais
- (Quase) tudo é modernidade - até o Playmobil.
- Redes Sociais: Agora, os consumidores é que dominam!
- Alô, mãe? Novidades em telefones móveis para a cr...
- Grande Recife Consórcio de Transportes comemora su...
- Dos tecidos às pen drives: a evolução das mídias d...
- Chegando na área... o F5!
-
▼
novembro
(13)
0 comentários:
Postar um comentário